Fábio Faria lança programa para internet livre no RN

Numa pequena praça na comunidade rural de Angélica, município de Ipanguaçu, Rio Grande do Norte, uma placa anuncia “wi-fi na praça”. Giuliane Rodrigues (26), moradora do distrito, resume o que ela significa: um presente para nós, que éramos esquecidos e agora teremos portas abertas para o mundo.

Verdade! A internet chegou nesta sexta-feira (21) à Angélica, pelo programa do Governo Federal que permite o acesso gratuito à internet em regiões com baixo índice de conectividade. Foi a primeira conexão instalada no país e o sinal foi liberado durante uma solenidade que contou com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro.

“A comunidade de Angélica é a primeira do Brasil que está recebendo o Programa Wi-Fi na Praça, com conexão gratuita de 20 Mbps, no entorno de 200 metros. Todos aqui terão acesso. A senha é “ComunicaBrasil” e vocês, a partir de agora, estarão conectados”, disse o ministro Fábio Faria, em discurso. A ideia do Ministério das Comunicações é estender o serviço a outras localidades do país. Só no RN serão 35 cidades atendidas.

O ministro das Comunicações também anunciou que será disponibilizada internet banda larga para 223 escolas de municípios e comunidades do Rio Grande do Norte, somando 58.086 alunos beneficiados, sendo 2.236 são estudantes de Ipanguaçu. E para completar o acesso à tecnologia, 30 computadores foram doados para Ipanguaçu e a Comunidade de Angélica.
Q
uem também comemorou a novidade foi o Domiciano Barbosa do Nascimento. “Nós não tínhamos acesso à internet e agora está chegando essa que vai ficar pra comunidade e vai ser tudo de bom pra gente aqui. A gente só tem que agradecer ao presidente Bolsonaro”, disse.