Exposição “Mulheres de Peito” integra ações do Outubro Rosa no Legislativo do RN.

Foto: Kalina Veloso

Treze mulheres com histórias de superação. Em comum, a superação do diagnóstico de câncer de mama, passando pela quimioterapia e mastectomia (retirada da mama). Elas estão retratadas na exposição “Mulheres de Peito”, da fotógrafa Kalina Veloso, que está em sua quarta edição e chega à Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (8), onde ficará por uma semana aberta à visitação e se soma às ações da Casa pela passagem do Outubro Rosa.

“A ideia da exposição é dar continuidade e destaque a elas. Valorizar pessoas que estão enfrentando com muita dignidade e bravura o câncer de mama. Quero mostrar que mesmo diagnosticadas com um problema sério, elas são bonitas, guerreiras e tiveram uma atitude sublime, pois mesmo não estando num momento muito favorável, se dispuseram a colaborar com o ensaio fotográfico”, afirmou Kalina, cujo trabalho é engajado na temática da mulher.

O mesmo material fotográfico da exposição integra as páginas da revista Elas por Ela, também de Kalina, que foi lançada durante os eventos do Agosto Lilás em Natal. A autora das fotos também relata o fato de muitas terem comparecido ao estúdio fotográfico inclusive após sessões de quimioterapia.

Em relação às ações da Casa Legislativa pela passagem do Outubro Rosa, grupos potiguares de apoio às mulheres com câncer foram homenageados em 2017, quando a Assembleia lançou, pelo terceiro ano consecutivo, mutirão para exames de mamografia em diversos pontos da capital com a parceria do Grupo Reviver. Em paralelo, também foi promovida a campanha “Doe Lenços”, uma iniciativa nacional encampada pelas Secretarias de Saúde e da Mulher da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).