Escolas do RN recebem novos laboratórios de informática

Escolas de Parnamirim e São Gonçalo recebem laboratórios de informática-Foto:Elisa Elsie

Os 682 alunos da Escola Estadual Professora Maria Araújo ganharam nesta sexta-feira (9) um novo laboratório de informática, com internet de banda larga via satélite. A entrega dos dez computadores e da nova infraestrutura na escola localizada no distrito de Pium, em Parnamirim, foi feita pela governadora Fátima Bezerra e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Durante a solenidade, que também contou com o prefeito de Parnamirim Rosano Taveira, o sistema foi testado com uma videoconferência em que participaram a governadora e o ministro.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), aprontou a infraestrutura para instalação realizada esta semana. “Sem dúvida nenhuma, priorizar a conexão de banda larga para as escolas demonstra sensibilidade. É um instrumento para conquista de cidadania. Nosso objetivo é ampliar essa conexão, chegando a todos os estudantes do Rio Grande do Norte”, pontuou a governadora Fátima Bezerra.

A ação é parte do programa de inclusão digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “A melhor coisa que a gente pode fazer em um momento de dificuldade é trabalhar junto. Estamos aqui comemorando 2 milhões de alunos conectados na internet de banda larga por satélite”, destacou o ministro Pontes.

No final da tarde, a governadora Fátima Bezerra também participou da entrega de equipamentos na Escola Municipal Jéssica Débora de Melo Bezerra na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante. Foram entregues 10 computadores e instalado o sinal de internet de 10 megabytes, por meio do programa de inclusão digital do Governo Federal.

Na ocasião, Fátima agradeceu a iniciativa desejando a expansão do programa a todo o Estado. “Que os demais computadores possam chegar a todas as escolas do RN que ainda não tem acesso a banda larga. São mais de 50% das escolas que estão desconectadas. Até mesmo porque para garantir avanço e desenvolvimento, direito e cidadania à população, temos que garantir educação de qualidade”, frisou.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante afirmou que esta é uma ação simples, mas de grande importância para a cidade. “Queremos conectar o nosso município e sem internet o desenvolvimento não anda”, disse o prefeito Paulo Emídio.