Emoção toma conta de sessão solene em homenagem aos 14 anos de fundação da Amico

A Assembleia Legislativa celebrou, na manhã desta sexta-feira (8), os 14 anos de atuação da Amico (Associação Amigos do Coração da Criança), em sessão solene proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). A data escolhida é alusiva ao 12 de junho, lembrado como o Dia da Cardiopatia Congênita, uma alteração na estrutura ou na função do coração, que atinge uma a cada 100 crianças brasileiras.

“Hoje nos reunimos nesta Casa Legislativa para uma das mais significativas homenagens: é dia de reconhecer a magnitude da Amico. Todos nós sabemos a limitação do Poder Público para atender todas as demandas da saúde, fato que só engrandece a importância do trabalho de Hércules desenvolvido na Amico. O termo ‘trabalho de Hércules’ refere-se ao excepcional esforço que é feito pelos muitos colaboradores da instituição”, ressaltou o deputado Ezequiel Ferreira, justificando a homenagem.

Tomado pela emoção, o médico e presidente da Amico, José Madson Vidal, agradeceu a homenagem e pediu um minuto de silêncio em homenagem às crianças que morreram sem assistência adequada e em solidariedade aos pais e mães que perderam seus filhos. “São muitas e graves as necessidades de atendimento enfrentadas por esses pacientes. Dados apontam que nem 50% das crianças desse Estado chegam a ser assistidas da forma que necessitam devido à falta de uma rede adequada”, lamentou.

Diante dessa realidade, o presidente da Amico ao lado de amigos, fundou a instituição há 14 anos. “É possível mudar a realidade desfavorável dessas influências que as crianças cardiopatas enfrentam. As crianças precisam de muito amor e carinho e algumas precisam de cuidados especiais, como as crianças cardiopatas. Nós, que fazemos a Amico, acreditamos na solidariedade e caridade como princípio básico de humanismo e ação transformadora da realidade dessas crianças”, convocou.

Durante a sessão solene, a pequena Thaís Matos Raposo e os seguintes colaboradores da instituição foram homenageados: Marcelo Matos Cascudo, Alyne Melo da Silva, Flávia Freire, Marcella Alves de Vilar, Sâmia Tatiana Martins, Itamar Ribeiro de Oliveira, Renato Quaresma, Melina Tertuliano de Lima, Nilda Furtado da Rocha, Eulália Duarte Barros, Nailka Saldanha, Ênio de Oliveira Pinheiro e Aldenilde Rebouças Falcão, além do deputado Hermano Morais (MDB).