Emater e Uern realizam I Seminário Virtual Uso das TICs na agricultura familiar

Voltado para extensionistas, pesquisadores e pessoas ligadas aos movimentos sociais, a Emater-RN realizou nesta quinta-feira, um seminário virtual em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) para tratar de como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão trazendo inovações para o mercado da agricultura familiar.

O seminário virtual “Uso das TICs na agricultura familiar viabilizando circuitos curtos e mercados justos” teve carga horária de 4 horas, ocorrido na manhã desta quarta-feira (18), a partir de um aplicativo de videoconferência.

O objetivo foi promover a sensibilização, mobilização e engajamento de profissionais e lideranças sociais da Agricultura Familiar, da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e da academia, na replicação de tecnologias apropriadas e experiências exitosas de produção e comercialização de alimentos saudáveis.

Durante o seminário, foi mostrado um caso de sucesso ocorrido em Mossoró após o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus e que tornou necessário o isolamento social da população. A chamada “Vitrine Virtual”, desenvolvida pela Uern com apoio da Emater-RN e de alunos dos cursos de Administração e Ciências da Computação, a partir de um projeto de extensão, trouxe para um grupo de agricultores familiares, ligados à  Associação de Produtores e Agricultores da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam), a oportunidade de vender sua produção, mesmo durante a quarentena e as dificuldades em realizar feiras livres.