Emater e Cecafes visitam quintais produtivos para captação de novos cooperados

Nesta sexta-feira (7), o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, e a coordenadora da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes), Fátima Torres, visitaram os quintais produtivos dos Assentamentos Ramada 1 e Nossa Terra, no município de Ielmo Marinho.

As visitas tiveram como objetivo conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos agricultores familiares em seus quintais produtivos e apresentar o trabalho desenvolvido pela Cecafes.

Em 2017, os agricultores familiares dos assentamentos foram beneficiados com o projeto do Governo do Estado, por intermédio do Governo Cidadão com recursos do Banco Mundial, com cisternas do tipo “calçadão”, que são reservatórios que chegam a acumular 50 mil litros de água que proporcionam melhoria na condição de acesso aos recursos hídricos, produção, renda e segurança alimentar aos pequenos agricultores. Além da aquisição de equipamentos, insumos e assistência técnica para implantação de quintas produtivos.

De acordo com o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, “O assentamento Ramada 1 tem grande potencial de negócios na área da fruticultura, já no assentamento Nossa Terra o potencial da região é hortifruti, ambos podem fornecer a produção para a Central de Comercialização. Os extensionistas da instituição estão à disposição para prestar assistência técnica e o assessoramento na elaboração de projetos de créditos para investimento”.

A coordenadora da Cecafes, Fátima Torres, explicou o trabalho desenvolvido na central, “Hoje trabalhamos com 13 cooperativas, mas estamos em busca de novos cooperados. Os agricultores dos assentamentos podem formar grupos ou uma cooperativa para revender para a central”.

Após as visitas as instituições e os agricultores participaram de uma reunião para apresentar as propostas de trabalho de cada órgão e ouvir as demandas dos agricultores.