Em Nota, Codern nega que empresas tenham deixado de exportar por Natal

Porto de Natal (foto: Tribuna do Norte)

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) desmentiu que seu maior exportador de frutas, a empresa Agrícola Famosa, tenha deixado de exportar por Natal para seguir pelo porto de Pecém, no Ceará.

Em nota, a companhia informou que segue no mesmo movimento que em 2018, quando teve mais de 361 mil toneladas de produtos exportados, maioria frutas.

Diz ainda que tem ocorrido maior interação entre os órgãos que atuam no Porto de Natal e tomadas providências em relação a infraestrutura. Além disso, diz a nota, existe uma rota semanal da empresa francesa CMA-CGM com o transporte de frutas para a Europa, que está mantida.

NOTA À IMPRENSA

COMPANHIA DOCAS DO RIO GRANDE DO NORTE – CODERN

Natal, RN, 08 de outubro de 2019

Nota à Imprensa

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) informa que as empresas continuam exportando frutas normalmente pelo Porto de Natal em um patamar equivalente ao de 2018, quando foram exportadas 361.702 toneladas de produtos, sendo a maioria de frutas.

Por meio das reuniões da CESPORTOS (Comissão Estadual de Segurança dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Rio Grande do Norte), ocorre uma maior interação entre os órgãos que atuam no Porto de Natal, contribuindo para o aumento da segurança das operações portuárias. Providências também foram adotadas para aprimorar itens de infraestrutura, como novos portões/cancelas, recapeamento do pátio operacional e revitalização do sistema elétrico.

Ressalta-se que já existe uma rota semanal da empresa francesa CMA-CGM com o transporte de frutas para a Europa. É importante destacar, ainda, que o Porto de Natal oferece condições de receber até quatro navios semanais dessa empresa, oferecendo uma operacionalização em condições adequadas. A CODERN reafirma o compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.