Eleições 2020: TRE-RN aprova emprego de Tropas Federais para 113 cidades

O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) vai requisitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que autorize a atuação de tropas federais em 113 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte às vésperas e no dia da eleição de 15 de novembro. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, nas eleições gerais de 2018 foram atendidos 97 municípios e, nas últimas eleições municipais foram atendidos 121 municípios em 2016 e 112 municípios em 2012.

A requisição de tropas do Exército foi um dos últimos processos relatados pelo ex-presidente da Corte Eleitoral, desembargador Glauber Rego, antes de deixar o cargo na segunda-feira(31), quando foi sucedido pelo desembargador Gilson Barbosa, a quem cabe, agora, encaminhar esse pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pedido para o envio de tropas federais aos municípios nas eleições de prefeito e vereador foi aprovada na sessão remota do TRE do dia 26 de agosto, mas só passou a vigorar com sua publicação na edição de ontem do “Diário Oficial Eletrônico”. Nos autos, o então relator Glauber Rego justificou o envio de tropas do Exército para “assegurar o bom andamento dos trabalhos eleitoras”, diante da “expressa convergência de manifestações” dos juízes eleitorais,  “dando conta de circunstâncias fáticas concretas e graves que se justificam o envio de Forças Federais”.

Com informações da Tribuna do Norte