Deputados visitam hospital colônia João Machado e ficam “perplexos” com a situação dos pacientes

Abismados com a calamidade. Foi o sentimento de perplexidade que tomou dos deputados estaduais Tomba Farias, Gustavo Carvalho, Getúlio Rego e Dr, Bernardo, durante visita realizada nesta quarta-feira, dia 3, ao Hospital Colônia Doutor João Machado. A comissão de parlamentares foi verificar in loco a situação dos pacientes e do hospital e se depararam com um quadro caótico que afeta a própria condição de dignidade humana.

As queixas foram muitas.
Os usuários da unidade hospitalar relataram aos deputados que não tem nem comida para os pacientes e acompanhantes – até os talheres eles têm que trazer de casa. “O quadro é lamentável na maior unidade de atendimento psiquiátrico do RN”, constatou o deputado Tomba Farias. O mesmo pensamento é compartilhado pelo deputado Gustavo Carvalho. “Para se ter uma ideia, os acompanhantes são quem fazem a higienização dos pacientes”, disse Carvalho.

Já os deputados Getúlio Rego e Dr. Bernardo – ambos médicos-, também se indignaram com a estrutura hospitalar que é disponibilizada para os pacientes. Os dois parlamentares que têm ampla experiência na área de saúde observaram que a estrutura do hospital é deficiente e há carência de insumos e equipamentos.

Não bastasse os problemas cotidianos sofridos pelos pacientes pisquiátricos, o hospital recebe atualmente pacientes de trauma vindos do Walfredo Gurgel que estão na fila das cirurgias. Com isso a situação tem se agravado nessa unidade hospitalar. A comissão de parlamentares verificou que há ainda um grave déficit de profissionais no atendimento.

No entanto, o que mais chamou a atenção dos representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi a falta de dignidade com os antigos e também com os novos pacientes.
Resumo da ópera: os deputados encerraram a visita conscientes de é necessária uma intervenção urgente por parte do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde para restabelecer a ordem no João Machado.

Blog do Flávio Marinho