Deputado quer audiência Pública para discutir preços abusivos de passagens áreas para o RN

O deputado estadual Hermano Morais (MDB) será o propositor na próxima quarta-feira (27) de Audiência Pública intitulada “Os valores abusivos das passagens aéreas e os prejuízos que causam ao RN”. A discussão está marcada para às 14h, no Plenário Cortez Pereira.

Reduzir as tarifas das passagens aéreas para Natal, consideradas altas e que afugentam turistas, é um assunto que precisa entrar urgente em discussão para que uma solução seja encontrada junto às companhias aéreas. Na alta temporada o índice de ocupação poderia ser bem melhor se não fossem os preços salgados da passagem aérea. Enquanto um trecho para Natal custa “Dois X”, para a nossa vizinha João Pessoa custa “X”. E esta diferença é inexplicável e incompreensível, uma vez que até no preço do querosene de aviação, o QAV, insumo produzido em Guamaré, houve uma redução de 25 para 12%, atualmente.

Mesmo assim, os potiguares estão indo para Fortaleza, João Pessoa e Recife em busca de descontos que podem chegar a 80%. O problema é considerado fatal para o turismo local, uma vez que não está apenas caro para sair de Natal, como também está caro para os turistas virem ao nosso Estado.

Tal problema afeta turistas e causa sérios prejuízos a todo o trade turístico potiguar, que é responsável por uma das maiores receitas do RN, gerando mais de 100 mil empregos em hotéis/pousadas, agências de viagens, restaurantes, bares, dentre outros setores da cadeia produtiva, sem falar nos potiguares que viajam e precisam retornar para Natal. Diante disso, a referida Audiência Pública irá debater o assunto com as partes interessadas, entendendo melhor o cenário e buscando soluções necessárias e urgentes.