Cosems-RN participa de aula inaugural de projeto desenvolvido pelo CEFOPE

Nesta quarta-feira (26) a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, participou de live promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) através do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE).

A live, realizada através do canal do CEFOPE no Youtube, marcou a aula inaugural do processo formativo dos apoiadores técnicos do Projeto de Apoio Integrado AB-VS: Enfrentamento da Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte e debateu “O papel do apoiador na integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde”.

A aula contou com a moderação da professora Maura Vanessa Silva Sobreira e foi ministrada pelo professor Gastão Wagner de Souza Campos, médico sanitarista e professor titular do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O momento também contou com a participação do secretário estadual de saúde, Cipriano Maia.

A live tratou sobre a conceituação do apoio institucional na perspectiva de se desenvolver, nas regiões de saúde, a integração da vigilância em saúde e a atenção primária no enfrentamento à Covid-19, visto que esses processos precisam caminhar de maneira articulada, considerando o planejamento regional, reconhecendo as especificidades de cada região, sendo um papel especialmente importante no cenário pandêmico e desafiador como o que se apresenta.

Aberta para toda sociedade, a aula foi voltada para os profissionais que apoiarão tecnicamente as equipes de vigilância em saúde e atenção primária à saúde, atuando nas oito regiões de saúde do estado, em consonância com o Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo novo coronavírus.

Para Maria Eliza Garcia, neste momento de pandemia, este projeto de apoio institucional é de suma importância para todos os municípios do Rio Grande do Norte. “Enquanto Cosems temos o maior prazer de estar apoiando e de estar junto de vocês para que de fato este apoio institucional seja efetivado nas regiões. Com esse apoio o trabalho dos municípios ficará fortalecido”, destacou, frisando que é de suma importância ter esse apoio nos municípios, onde esse olhar institucional possa melhorar os indicadores e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais.