Comitê de enfrentamento à violência doméstica é reativado como política de estado

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), reativou na tarde desta quarta-feira (04), no auditório da Governadoria, o Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (Ceav). Na ocasião, presidida pela governadora Fátima bezerra, houve também a posse dos membros do colegiado, formado paritariamente por representantes do governo e da sociedade civil.

Fátima destacou a importância do comitê como um instrumento de promoção à vida e à dignidade da mulher potiguar no combate ao feminicídio. “A reativação do comitê é um ato bastante claro do compromisso do governo com a democracia participativa. Precisamos caminhar lado a lado com a sociedade civil para que a nossa luta contra a violência doméstica seja realmente eficaz”, declarou.

Recém-chegada de uma missão na Ásia, onde foi recebida com honras de chefe de Estado, para o Seminário de Comunicação e Cooperação Financeira Internacional da Iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, realizado em Pequim, promovido pelo Banco da China, ela relembrou que em 1995 viajou àquele país para participar da Conferência Internacional das Mulheres, promovida pelo ONU (Organização das Nações Unidas). “Nesta viagem, nosso grande desafio, além de enfrentar o frio, que nesta época do ano é bastante severo, foi prospectar novos negócios para geração de empregos no Rio Grande do Norte.”

Ela enfatizou que a luta por mais vagas de empregos no RN também faz parte das políticas de estado para a promoção da vida e dignidade da mulher. “Não basta coibir a violência familiar, porque violência grande é a falta de perspectiva de trabalho para a mulher”, disse. Ela concluiu sua fala agradecendo a todas as pessoas presentes à solenidade e a todos os membros do Comitê.