Comitê científico liderado por Miguel Nicolelis recomenda lockdown em Mossoró e Natal

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste incluiu oficialmente Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, entre os municípios que se encontram em “condições para o lockdown (isolamento social total)”.

A inclusão está em um boletim divulgado nesta quinta-feira, 21, assinado pelos cientistas Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, coordenadores do Comitê.

Na avaliação dos cientistas, ambas cidades possuem uma curva ascendente de casos e óbitos relacionados à pandemia de coronavírus e ocupação acima de 80% dos leitos gerais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para casos de Covid-19.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou na noite desta quinta-feira, 21, a 90% no Oeste, onde fica Mossoró; e 97% na região metropolitana de Natal.

Questionado, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que as considerações do comitê do Consórcio Nordeste são “apontamentos importantes”, mas que a avaliação do comitê científico local, formado no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é mais considerada porque o comitê “está mais próximo e atento a todas nuances da situação específica local”.

O último entendimento do comitê da Sesap e UFRN é, ao contrário do Comitê do Nordeste, pelo não-isolamento total, por enquanto.A Prefeitura de Natal, ao ser procurada, optou por não se pronunciar sobre a recomendação do Consórcio Nordeste pelo isolamento social total.

O argumento é de que o boletim do comitê não foi enviado oficialmente à administração.Já a Prefeitura de Mossoró afirmou que “ainda não avalia a necessidade de lockdown, mas o quadro da pandemia na cidade vem sendo observado e discutido pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 (do Município), que delibera as ações e define os próximos passos.”Para continuar lendo click

Tribuna do Norte