Associação de Voluntários e Walfredo realizam ação de prevenção a queimaduras

A Associação de Voluntários Pró-Queimados (AVPQ), com o apoio do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Liga de Cirurgia Plástica do RN e servidores do CTQ, promovem uma série de atividades neste sábado (15), das 14h às 17h, no Parque das Dunas, sobre prevenção de queimaduras.

Entre as ações programadas, haverá uma cozinha gigante onde adultos poderão ter a mesma sensação e perspectiva de uma criança naquele ambiente, atores maquiados reproduzindo casos reais com ferimentos de segundo e terceiro graus, palestras, distribuição de panfletos, apresentação cultural e muitas outras orientações do que fazer quando alguém sofre uma queimadura.

Serão também encenadas as situações mais corriqueiras de queimaduras em casa, especialmente, com crianças mexendo no fogão, puxando a toalha da mesa, colocando dedo na tomada e atravessando a cancela de acesso à cozinha. Outras informações terão como tema: fios desencapados, fio do ferro elétrico e líquidos inflamáveis.

Mas, como todo cuidado é pouco, as atenções a fim de evitar acidentes com queimaduras, devem estar voltadas também para locais fora do ambiente familiar. Por isso, durante toda a programação, serão ensinadas técnicas seguras de como empinar pipas, acender uma churrasqueira, onde e como fazer uma fogueira, como apagar o braseiro ao fim de uma festa, soltar fogos de artifício com segurança, suas classificações e quem deve usar que tipo.