Assembleia homenageia grupos de apoio às mulheres com câncer de mama

88O Grupo Reviver, o Grupo Despertar e a Rede Feminina Contra o Câncer, organizações de apoio às mulheres com câncer de mama, receberam homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (22). A sessão solene foi proposta pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) e presidida pelo presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

“Louvar o trabalho da Rede Feminina, do Grupo Despertar e do Grupo Reviver é reconhecer a importante necessidade de levar informação sobre a doença a um número maior de pessoas, de uma forma clara e simples. Começando pelo único meio eficaz de detectar o câncer de mama logo no início, que é a mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos”, disse a deputada, que contou a história das associações e o trabalho que realizam em prol da sociedade.

Segundo dados apresentados pela parlamentar, as estatísticas do Câncer de Mama são alarmantes e é o tipo que mais leva mulheres à morte no Brasil. Para este ano, no Rio Grande do Norte, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que cerca de 660 novos casos sejam registrados, sendo um terço dessas ocorrências em Natal. O mais preocupante, é que mais de 50% dos casos vão ser diagnosticados em estágio avançado, o que complica o tratamento e reduz as chances de cura.

Pelo Grupo Reviver, receberam a homenagem a presidente Ana Tereza Fiúza da Mota, as voluntárias Maria Mônica Bezerra, Luanda Galvão e a médica Uianê Câmara Pinto Azevedo. Em nome do Grupo Despertar, as fundadoras Terezinha de Brito Medeiros e Gilvante Guedes de Carvalho e a diretora Maria Elenir Bezerra Mesquita receberam a placa comemorativa. A Rede Feminina Contra o Câncer foi representada pelas voluntárias Raquel Maria de Medeiros, Hilma Maria Timeni e Núbia Costa Cardoso.

Em nome das homenageadas, a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Fiúza, agradeceu a honraria. “Esses grupos são formados, em sua maioria, por mulheres que travaram a luta contra o câncer e transformaram suas lutas individuais por lutas coletivas, apoiando outras mulheres e salvando vidas, através da orientação do diagnóstico precoce”, disse ela.

Ana Tereza Fiúza agradeceu a destinação de emendas parlamentares dos deputados da Casa em prol de ações de combate ao câncer de mama e solicitou o apoio da Assembleia para agilizar a liberação dos recursos das emendas, junto ao Governo, o que irá resultar na realização de duas mil mamografias gratuitas em todo o Estado. O presidente Ezequiel Ferreira reafirmou o apoio da Casa às ações de combate ao câncer de mama e disse que irá procurar o Governo para atender a solicitação.   Em paralelo ao evento, o Salão Nobre da Assembleia recebeu a exposição  “Mulheres de Peito”, da fotógrafa Kalina Velloso.