Assembleia debate em Nova Cruz soluções para abastecimento de água no Agreste

A falta de água na região Agreste e a necessidade de construção de uma nova adutora para resolver o problema da irregularidade no serviço de abastecimento de água foram debatidos na manhã desta segunda-feira (19) em audiência pública realizada da na Câmara dos Vereadores de Nova Cruz.

O debate, proposto pelo deputado Kleber Rodrigues (AVANTE), mobilizou a região e contou com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, especialistas no assunto, além de representantes do Governo do Estado e deputados federais em torno do tema.

“É muito Importante estarmos juntos do povo, ouvindo a população Este é o nosso intuito ao trazer essa audiência para cá. Não é de hoje o problema de abastecimento de água na região Agreste. Sou filho de Monte Alegre e nosso objetivo é fazer algo além dessa audiência. E é hora de todos se abraçarem para resolver o problema de água dessa região, independente da sigla partidária ou cor da bandeira”, disse o deputado Kleber Rodrigues.

O parlamentar destacou que a adutora que existe hoje data de 1976 e foi construída para abastecer Piquiri, Montanhas e Nova Cruz. “Esse tipo de equipamento tem vida útil de 20 anos. Essa já tem o dobro disso”, chamou atenção.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria, disse que a administração estadual está repensando a questão hídrica em todo o RN. “O Governo do Estado está fazendo esforço em planejar os recursos hídricos, não só em adutoras, como a ampliação da adutora Monsenhor Expedito, mas também através da captação subterrânea através de poços”, afirmou.

O diretor de operações da Caern, João Alberto Dantas da Costa, reconhece a necessidade de um projeto para atender a população da região Agreste. “Existe uma demanda reprimida muito grande. Há o planejamento para construção de uma nova adutora, a Adutora Agreste Potiguar, que terá 64km e vai passar pelos municípios de Pedro Velhos, Montanhas, Santa Cruz, Santo Antônio e Serrinha”, disse. O novo equipamento está orçado em R$ 110 milhões e está pronto para ser encaminhado para o Governo Federal.

Os prefeitos presentes defenderam a união como forma de aumentar a força política dos representantes da região. “A região Agreste tem 31 municípios. Merece atenção, pois não é só a região Seridó ou Oeste que sofre com a seca. Aqui também temos muita dificuldades de água”, disse João Gomes, prefeito de Brejinho. “Devemos ficar todos unidos para termos força e conseguir a resolução desse problema”, alertou Severino Rodrigues da Silva, prefeito de Monte Alegre.

Também participaram da audiência pública, Josemar Pinheiro, prefeito de Santo Antônio, José Arnault, prefeito de Jundiá, Fernando do Carmo, vice-prefeito de Serrinha, Manoel Gustavo, prefeito de Montanhas e os vereadores de Nova Cruz.