Assembleia comemora Dia Mundial do Escoteiro e centenário do escotismo no RN

Por iniciativa do deputado estadual George Soares (PL), a Assembleia Legislativa prestou homenagem aos escoteiros, pela passagem do Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em 23 de abril, e pelo centenário de fundação da Associação de Escoteiros do Alecrim, em 1919. A sessão solene foi realizada na manhã desta terça-feira (18) e contou com a presença de grupos de escoteiros de diversas regiões do RN.

“Ao longo dos anos, o escotismo tem sido responsável pela formação de milhares de potiguares e vem contribuindo para restabelecer a responsabilidade social entre nossos jovens. Essa é uma característica que torna o escotismo tão importante e fizemos questão de lembrar nesse momento solene”, destaca George Soares.

A palma escoteira foi ouvida no plenário da Assembleia Legislativa em homenagem aos representantes de honra do movimento que estavam presentes na sessão solene. “Hoje podemos dizer que o escotismo no Estado se solidariza pelo carinho e dedicação de todos os seus voluntários. A gente pode dizer que o escotismo chegou em todos os municípios do Estado e foi grandioso o nosso crescimento. Passamos de 1.500 para 6 mil escoteiros no RN. O escotismo nunca esteve tão necessário nos dias atuais, é um movimento a favor da família, uma escola de responsabilidades, uma escola ao ar livre que protege o meio ambiente”, destacou o professor e diretor presidente dos Escoteiros do RN, Antônio Varela da Silva Neto.

História
O Escotismo foi trazido para o Brasil em 1917, atendendo solicitações do poeta Olavo Bilac, que era um grande admirador do movimento. No RN, teve a participação do então vice-governador Henrique Castriciano de Souza, do professor Luiz Soares e do comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Natal Antônio Monteiro Chaves. Foi o professor quem fundou a Associação de Escoteiros do Alecrim, em 1919 e quinze anos depois levou o movimento para Assu e outros municípios.

Homenageados
Antônio Varela da Silva Neto
Betânia Leite Ramalho
Cláudio Alves da Silva
Edenilson Torres de Almeida
Francisco Flávio Ribeiro
José Lourenço dos Santos
Lucilla Ramalho Pessoa de Lima
Maria Alice de Freitas Cruz
Maria de Fátima Bezerra
Nathalia Castilhos Neves de Oliveira
Revil Alves dos Santos
Sávio Rogério da Silva Soares
Wriel Herison Soares de Souza