Areia Branca mantém ‘isolamento social rígido’ e autoriza retomada de setores do comércio

Mercado Público está autorizado a voltar a funcionar, mas sem a feira livre — Foto: Site da Prefeitura de Areia Branca

A cidade de Areia Branca, na região Costa Branca do Rio Grande do Norte, renovou até o dia 30 de junho o decreto de ‘isolamento social rígido’, com restrição à circulação de pessoas e veículos em vias públicas da cidade. A medida visa o combate à propagação do novo coronavírus. O novo decreto traz também uma retomada gradual das atividades econômicas, com reabertura do Mercado Público e papelarias já nesta segunda (22) e terça-feira (23).

O decreto anterior da prefeitura, que determinou ‘lockdown’ no município, tinha validade até o domingo passado (21).

Segundo o último boletim epidemiológico da secretaria de saúde de Areia Branca, do dia 18 de junho, a cidade registra 505 casos confirmados de Covid-19 e 34 mortes pela doença. O mais recente boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) aponta Areia Branca como o município potiguar com maior incidência e maior taxa de mortalidade em todo o estado.

De acordo com o Executivo, o novo decreto vai manter a proibição de circulação de pessoas em espaços e vias públicas e também de veículos. Apesar disso, o documento aponta um cronograma para retomada de algumas atividades já a partir desta segunda (confira o cronograma no fim).

Segundo a prefeitura, a liberação é para setores que “geram pouca aglomeração e se encontram economicamente em situação mais crítica” e “está condicionada ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária”. Os responsáveis pelos estabelecimentos devem orientar e cobrar os cumprimentos das medidas de proteção de clientes e trabalhadores. Haverá fiscalização da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Tributos.

Nesta segunda-feira e terça-feira, foram liberados os retornos do Mercado Público – das 5h às 11h30 com restrição de circulação de pessoas e proibição de feira livre – e estabelecimentos como papelarias, livrarias e bancas de jornais e revistas. Em seguida, retornam atividades de informação, comunicação, designs, além de salões de beleza, barbearias e similares. A retomada gradual acontece durante 11 dias.

O Executivo, no entanto, garantiu que o comitê gestor para Covid-19, “se necessário, poderá recomendar o adiamento ou o restabelecimento das fases, bem como o recrudescimento das medidas”.

Entre as determinações para os estabelecimentos, estão: distanciamento interno de 1,5 m entre as pessoas; impedir a entrada de integrantes dos grupos de risco, de infectados pelo coronavírus e o acesso sem máscaras de proteção; estabelecer horários alternativos para diminuir a possibilidade de aglomeração e concentração de pessoas; planejar horários alternados para os colaboradores; manter o teletrabalho para as atividades em que for possível a modalidade; implementar medidas de prevenção destinadas aos trabalhadores, usuários e clientes como também realizar campanha de comunicação social.

Bares, lanchonetes, “food parks”, acesso às quadras de esportes e praias, academias, além de casas de evento, shows e espetáculos terão suas retomadas definidas apenas posteriormente, segundo a prefeitura, “de acordo com o recrudenciamento da disseminação da Covid-19”.

G1 RN