Após anúncio de paralisação, Justiça determina que 40% dos ônibus circulem em Natal

Decisão determina que 40% da frota de ônibus tem que estar nas ruas para atender população — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

A Justiça determinou que 40% da frota de ônibus de Natal circule nesta sexta-feira (14). O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Norte (Sintro) havia anunciado que a categoria iria aderir à greve geral, prevista para acontecer nesta sexta-feira (14) contra a reforma da previdência.

Também por conta da greve geral, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a pista principal da BR-101, no sentido Natal/Parnamirim, será interditada das 17h às 20h, no trecho entre o Complexo do IV Centenário e a Árvore de Mirassol.

Para manter 40% da frota em circulação, a decisão assinada pela desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, aponta que “deve ser assegurada a prestação, durante o movimento paredista, dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, nos quais se inclui o transporte coletivo”.

Caso a medida não seja atendida, há uma multa estipulada em R$ 30 mil ao Sintro.

A desembargadora reforça que caso a paralisação atingisse à “totalidade dos trabalhadores que operam o transporte público urbano”, isso implicaria em “severos prejuízos à população, na sua rotina e até mesmo para circunstâncias ou eventos de gravidade pessoal”.

No documento, ela reforça, também que “é assegurado, na Constituição Federal, aos trabalhadores o direito ao exercício do direito de greve”, mas que a decisão de manter 40% da frota acontece “a fim de que a população não deixe de ser atendida”.

Do G1 RN