Agricultura familiar do RN ganhará novos instrumentos de apoio a partir de 2020

Em ato realizado na tarde desta sexta-feira (06), no auditório da Governadoria, a governadora Fátima Bezerra assinou ao lado da diretora-presidente da Agência de Fomento do RN (AGN-RN), Márcia Maia, e o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, um protocolo de intenções para realização de uma parceria entre as duas entidades a fim de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no Rio Grande do Norte através de crédito em condições especiais para produtores rurais do segmento.

A partir de 2020, no formato de projeto ainda piloto no estado, será disponibilizado um montante de até R$ 600 mil através de linha de crédito – com condições especiais nos juros – para apoiar inicialmente 11 cooperativas que atuam no segmento. 

Já através do Microcrédito do Empreendedor Potiguar, iniciativa que já beneficiou no estado quase 5 mil microempreendedores em 2019, serão disponibilizados recursos que podem alcançar a marca de R$ 1 milhão para atender a meta de até 200 produtores da agricultura familiar que atuam com a produção de orgânicos. Haverá ainda bônus de adimplência, ou seja, o pagamento em dia das parcelas do financiamento garante juros subsidiados pela Agência.

A governadora Fátima Bezerra destacou o papel importante que a agricultura familiar possui no estado, não apenas no aspecto econômico, mas também a função social de inclusão que a atividade promove e garantia de alimento para todo o estado. “A AGN e a Sedraf tem realizado um importante trabalho e essa parceria é fundamental para garantir apoio consistente para que essas atividades tragam os benefícios para sociedade e um grande futuro para as pessoas”, afirmou a governadora.