Agentes de Endemias aprovados em concurso de 2010 cobram nomeação na prefeitura

Um grupo com mais de 50 concursados cobram na justiça a nomeação para assumirem o cargo na Prefeitura Municipal de Mossoró. Eles alegam que existe uma ação civil tramitando, encaminhada em 2015, através do MP que comprovou que existem 119 profissionais exercendo a função de Agente de Combate às Endemias sem nenhum processo seletivo ou concurso público.

Segundo os concursados, o juiz sentenciou em setembro de 2018 que a prefeitura exonerasse esses profissionais e convocasse 50 pessoas do concurso público, entretanto a prefeitura Municipal de Mossoró recorreu, mesmo existindo 43 áreas descobertas por falta desses profissionais, alegando que falta de recursos.

A própria prefeitura entrou com uma declaração de embargo alegando que existem contratos válidos e inválidos.

“Existe uma necessidade muito grande de Agente de endemias em campo, visto que dos 126 oficiais somente 90 estão atuando, e existem muitas áreas descobertas na zona urbana e rural mais de 40 zonas descobertas. Essa convocação é uma questão de saúde pública que não vem sendo priorizada pelo poder público municipal”, cobrou Niedna Gonçalves, uma das concursadas que cobra nomeação.

O centro de controle de zoonoses está fechado por falta de agentes.