Ação do Outubro Rosa atenderá cerca de 400 mulheres do interior do Estado

A expectativa é de atender pacientes de diversas cidades do interior do estado. A estimativa é de 250 atendimentos no período matutino, e outras 150 no turno vespertino. Os municípios confirmados são: Jardim do Seridó, Florânia, Jucurutu, São Tomé, Acarí, Pendências, São José do Seridó, Macau e Alto do Rodrigues.

​O mutirão de consultas e de exames será destinado para mulheres a partir dos 40 anos, serão disponibilizadas 400 consultas de mamas, além de exames de mamografia e utrassonografia para as mulheres atendidas no consultório e que tiverem a recomendação médica para a realização dos exames. 

No dia do mutirão, todas as pacientes precisam ter em mãos os documentos pessoais originais: RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de endereço, além de exames anteriores de mamografia e ultrassonografia mamária, se já realizado, assim como resultados de punções e biopsias mamárias.

Além do mutirão de exames, durante todo o mês de Outubro, são realizadas ações educativas de conscientização, sensibilização e informação em saúde sobre as principais estratégias de identificação do câncer de mama e na orientação das mulheres sobre o autocuidado. O mutirão de mamografias é realizado todos os anos pela maternidade, no mês dedicado a luta contra o câncer de mama, uma forma de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença.