A cidade do sol e os erros da retomada turística

Ney Douglas / Pessoas aglomeraram na praia este final de semana

Um litoral com grandes atrações e cartões-postais em cenários paradisíacos. Sem dúvidas, a beleza do Rio Grande do Norte é marcada pelo mar e pelos dias de céu azul. O setor turístico, aliás, foi extremamente afetado pela pandemia da Covid-19, logo em março. O isolamento social começou com altos índices e muitos potiguares evitaram a circulação. Foram meses de redução de atividades não essenciais, de crise para os empresários do ramo e de receio para a população.

Agora, mesmo com a retomada das atividades comerciais e a flexibilização da quarentena, alguns moradores ainda não se sentem seguros para voltar às ruas e às praias, como é o caso de Andressa Maciel. Ao Agora RN, a potiguar de 28 anos contou que visitou Camurupim, no município de Nísia
Floresta.

“Fui em julho e usei máscara, também pratiquei o distanciamento. Mas vi que a orla estava cheia, como se nada estivesse acontecendo. Entendo que as pessoas vão porque não suportam mais ficar em casa, mas não me sinto segura em voltar”, relatou.

O repórter fotográfico Ney Douglas flagrou uma situação parecida durante o último fim de semana. A praia de Genipabu, na cidade de Extremoz, no litoral Norte, é repleta por imensas dunas e oferece um pôr do sol inesquecível, fazendo com que os visitantes se sintam em um verdadeiro oásis. A experiência, no entanto, precisa seguir alguns protocolos de segurança sanitária para evitar a propagação do coronavírus – medidas que ainda não estão sendo frequentemente adotadas entre os banhistas locais e turistas.

Os registros mostram grupos grandes, que não respeitaram as regras de distanciamento social. Além disso, a maioria das pessoas foi vista sem máscara na faixa de areia. Tal problema, contudo, não é um fato isolado.

A praia de Ponta Negra, por exemplo, já foi palco de diversos episódios de aglomerações nas últimas semanas. O que levou, inclusive, ao fechamento de algumas vias de acesso à orla em uma ação promovida pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Agora RN