FNF define protocolo e Campeonato Potiguar pode retornar em 23 de julho

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) organizou uma reunião com a comissão médica dos clubes potiguares para discutir o retorno do futebol e a conclusão do Estadual 2020, na manhã desta segunda-feira (22). A previsão é que os treinos comecem no dia 29 de junho e os jogos válidos pelo Campeonato Potiguar aconteçam a partir de 23 de julho, de acordo com sugestão dos profissionais da saúde.

O presidente da FNF, José Vanildo, apresentou durante o encontro, que teve apenas representantes do ABC e do América, um plano de trabalho para o retorno e conclusão do Campeonato Potiguar e definiu uma provável data de retorno do certame. Ele pontuou, no entanto, que espera um novo decreto e a liberação do Governo do Estado para que os treinamentos dos clubes profissionais possam voltar.

A sugestão da entidade esportiva do RN, considerando as análises técnicas dos profissionais de saúde dos clubes presentes e do chefe da Comissão Médica da FNF, doutor Antônio Araújo, é para que o retorno dos treinamentos dos clubes profissionais da primeira divisão aconteça no dia 29 de junho, sendo obrigada a cumprir com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com as exigências do protocolo da FNF.

Caso os treinos retornem na data projetada, os jogos podem voltar no dia 23 de julho. Locais das partidas não foram divulgados. Durante a reunião foi reforçado que data pode ser alterada a depender das recomendações dos órgãos públicos responsáveis pela saúde da população potiguar e brasileira.

Com as sugestões de datas em mãos, doutor Antônio Araújo vai apresentar o protocolo feito pela Federação para o departamento científico da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado (Sesap), onde será analisado.