Brasil conquista dez ouros no dia e está perto de atingir meta no Pan

Equipe brasileira ganhou ouro e bateu recorde Pan-Americano – Foto: Sergio Moraes/Reuters –

O Brasil terminou a última sexta-feira com uma vantagem ainda maior sobre o Canadá no segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Desde 1963, quando a competição foi em São Paulo, o País não termina nessa posição entre todos os participantes.

Outra marca que deve ser batida por aqui Lima é a de número de ouros. O recorde brasileiro é de 52, no Rio de Janeiro 2007. Até aqui, o Brasil conquistou 46 medalhas douradas e faltam dois dias de competição.

Mais uma vez a natação foi o destaque. O Brasil deixou a piscina de Lima com três medalhas de ouro (50 metros livre masculino e feminino e revezamento 4×200 masculino), uma de prata (400 metros) e duas de bronze (400 metros e revezamento 4×200 feminino).
Além da medalha dourada, os meninos do 4×200 bateram o recorde pan-americano ao fechar a prova em 7:10.66.

Show no revezamento 4 x 100 m rasos e nos 10 mil
O atletismo também ajudou muito o Brasil a se firmar na segunda colocação no quadro de medalhas. Na última sexta, foram três ouros: nos revezamentos 4 x 100 m feminino e masculino e nos 10 mil, com Ederson Vilela.

Vitória Cristina também conquistou a prata nos 200m. Com isso, ela volta para casa com três medalhas (bronze 100m e ouro no revezamento 4 x100m).

Judô também teve ouro
A campeã olímpica Rafaela Silva garantiu o ouro do dia no judô, na categoria até 57 kg. A conquista do Pan-Americano era a única que faltava na coleção da atleta.

Além dela, Daniel Cargnin ficou com a prata na categoria até 66 kg, e Jeferson Santos levou o bronze entre os judocas com menos de 73 kg.
Conquistas brasileira no mar do Per

A vela teve o primeiro dia de decisões e o Brasil conquistou quatro medalhas: dois ouros (Patricia Freitas no RS:X,, e Marco Grael e Gabriel Borges no 49er), uma prata (Bruno Fontes na Laser) e um bronze (Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino na Nacra 17).

Mulheres medalhistas no wrestling
Na luta livre Aline Silva garantiu a prata na categoria até 73 kg e Laís Nunes conquistou o bronze entre atletas até 62 kg.

Dois pódios nas bikes
O BMX conquistou duas medalhas para o Brasil nesta sexta. Paola Reis levou a prata entre as mulheres e Anderson de Souza entre os homens.
Hispimo conquistou mais um ouro em Lima. Desta vez foi com Marlon Zanotelli no salto individual.

Do R7