Abertura da 49ª edição dos Jogos Escolares do RN é nesta quinta

Vai começar mais uma edição dos Jerns! — Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com

O ginásio Marcelo Carvalho (DED), em Natal, recebe nesta quinta-feira a solenidade de abertura da 49ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns). A fase final da competição vai reunir mais de 14 mil atletas de 588 escolas de todo o estado, e segue até o dia 28 de outubro.

Incluindo as fases regionais, realizadas no interior do estado, foram 1.006 escolas envolvidas e quase 40 mil estudantes – mais precisamente, 39.571.

Nesta fase final, em Natal, serão 27 modalidades em disputa. O basquete inicia seus torneios nesta quinta-feira, nos ginásios do IFRN, Marista e Colégio Nossa Senhora das Neves. Além de Natal, também haverá competição na Vila Olímpica de Macaíba, que receberá o futebol de campo e a ginástica artística. A programação dos Jerns – com horários, locais e competições – pode ser conferida no site da Coordenadoria de Desportos da Secretaria de Educação do Estado, que organiza o evento.

– Os números dos Jerns mostram a força da competição, que movimenta alunos de todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os jogos promovem a formação cidadã dos nossos jovens, pois permitem que, em meio às competições, princípios de convivência, cidadania e respeito sejam vivenciados – destacou Getúlio Marques, titular da SEEC.

Em 2018, o Colégio Marista de Natal foi o campeão geral, sendo o maior detentor de títulos da competição – 15, no total. Entre as escolas públicas participantes, a Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcante (Floca) foi a melhor colocada.

Do GE RN