UFRN modifica calendário de retomada de aulas do período 2020.1

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) modificou o calendário de retomada das aulas dos cursos de graduação do período letivo 2020.1 (2020.6), em formato remoto. O calendário modificado, aprovado pelo Conselho  de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nesta terça-feira, 25, definiu que as aulas irão iniciar no dia 8 de setembro.

O documento prevê ainda a abertura de um período extraordinário de matrículas, do dia 8 a 18 de setembro. Haverá oferta de vagas residuais que estarão disponíveis para matrículas dos alunos regulares da UFRN, por meio do Sigaa, até que sejam preenchidas.

A modificação no calendário aconteceu diante da decisão da UFRN em adiar a retomada das aulas do período 2020.1 do dia 24 de agosto para 8 de setembro, isso porque o programa de pacote de dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)/Ministério da Educação (MEC) não estaria implementado na data prevista inicialmente para a retomada das aulas da Instituição. O calendário modificado será publicado no Sipac, na aba direcionada ao Boletim de Serviços da UFRN.

Com a alteração, os alunos poderão solicitar o trancamento da matrícula em turmas do período 2020.6 entre os dias 8 de setembro e 30 de outubro. As aulas do período serão encerradas no dia 19 de dezembro. O Consepe aprovou o início das atividades do período letivo 2020.2, que está marcado para o dia 18 de janeiro, com alteração de apenas uma semana em relação ao calendário aprovado anteriormente. 

No período de rematrícula, que ocorreu entre os dias 18 a 20 de agosto, foram registradas 34.650 solicitações de matrículas em turmas ofertadas. Após o processamento da rematrícula, foi verificado um total de 26.770 alunos matriculados e este número pode ser alterado, a depender dos ajustes de matrículas que serão realizados.

O calendário faz parte da Resolução Nº 031/2020, que dispõe sobre a regulamentação para a retomada das aulas dos cursos de graduação do Período Letivo 2020.1, durante a suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia da covid-19. As atividades do período 2020.1 foram suspensas no dia 17 de março.