Prefeitura do Natal lança, nesta segunda-feira (12), o Aprendendo Mais,

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançará nesta segunda-feira (12), seu novo programa de alfabetização – Aprendendo Mais – que visa combater o analfabetismo na capital potiguar. Atualmente, o analfabetismo atinge 7,87% da população natalense, representando quase 50 mil pessoas.

A solenidade, prevista para iniciar às 9h, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), apresentará a metodologia e execução, assim como a estrutura organizacional e distribuição das turmas nas quatro regiões da cidade.

Com suporte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o novo programa da rede municipal de ensino tem o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos na perspectiva da pedagogia freireana, adotando uma metodologia atualizada, de modo a atingir um universo maior de natalenses fora da faixa escolar e incentivando a permanência e continuidade da formação escolar na modalidade EJA, através da qualificação e/ou requalificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho.

O prefeito Álvaro Dias ressalta que o projeto vai incluir pessoas que não tiveram acesso à alfabetização no tempo certo, estão fora da faixa escolar e também não participam das turmas da EJA. “Através da perspectiva freireana, iremos ampliar o desenvolvimento pessoal, social e intelectual das pessoas, bem como valorizar seus conhecimentos e suas experiências ao longo da vida”.

Segundo a secretária de Educação de Natal, professora Cristina Diniz, além de alfabetizar, o Aprendendo Mais pretende qualificar essas pessoas para que possam aperfeiçoar suas atuações no mercado de trabalho, despertando para o empreendedorismo profissional, com capacitações realizadas pela Semtas e outras instituições. “Muitos têm pequenos negócios, mas não têm conhecimentos específicos para otimizar suas microempresas e, com esse programa, poderão ser qualificados ou requalificados. Além disso, a UFRN vai capacitar nossas equipes e fazer um projeto de pesquisa, o que é muito positivo”, observa.