Medida Provisória do presidente Bolsonaro suspende eleições na Ufersa

Campus Central da Ufersa, em Mossoró

O presidente Jair Bolsonaro, por meio de Medida Provisória (MP), suspendeu as consultas acadêmicas e formação de lista tríplice para reitor de universidades e institutos federais de todo o País. Também decidiu por nomeação de reitor pro tempore em caso de término de mandato dos atuais reitores.

A MP 979, publicada no Diário Oficial da União, interrompe processo de consulta em 17 universidades federais, inclusive, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), cujas eleições estavam marcadas para a próxima segunda-feira, 15.

Como o mandato do atual reitor, José Arimatea Matos, vai até 5 de setembro, se até lá permanecer em vigor a MP 979, o presidente da República nomeará um reitor pro tempore.
De acordo com a MP, assinada pelo presidente Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, a decisão é consequência da pandemia do novo coronavírus, que não permite um processo de escolha de dirigentes das universidades com ampla participação da comunidade acadêmica.

DISPUTA
Cinco candidaturas foram registradas para a consulta acadêmica n Ufersa, com campanha pelo voto iniciada no dia 25 de junho.

São candidatos os professores doutores Jean Berg Alves, Josivan Barbosa, Ludimilla Oliveira, Rodrigo Sérgio e Rodrigo Codes.

Defato.com