Mais de 119 mil potiguares são esperados para primeiro dia de provas do Enem

O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será neste domingo, 3, em todo o país. O Rio Grande do Norte tem 119.324 candidatos confirmados na edição deste ano do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos chegou a superar os 140 mil, mas caiu devido à falta de pagamentos dos boletos de confirmação.

Entre as 40 cidades em que as provas serão aplicadas, Natal é a que tem o maior número de candidatos. Na capital potiguar, são 39.570 pessoas inscritas, ou 33,2% do total. Em seguida aparecem Mossoró, com 13.741 inscritos (11,5%), Parnamirim, com 6.025 (5%) e Caicó, com 4.654 (3.9%) com mais participantes no exame deste ano.

No Rio Grande do Norte, a maioria dos inscritos é do sexo feminino: 57,4%, que representam 68.452 do total dos inscritos. A faixa etária com mais candidatos é a ente 21 e 30 anos, com 40.866 pessoas – 34,2% do total.

Pessoas de cor parda são maioria entre os inscritos: 59.588 ou 49,9% da totalidade. E 80.085 (67,7%) do total de candidatos já concluíram o ensino médio.

Horário de fechamento dos portões é alterado

A hora do fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Norte em 2019 será alterada, por causa do fim do horário de verão. Desta vez, as provas serão aplicadas uma hora mais tarde no estado potiguar, de acordo com o Ministério da Educação.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova terá início às 13h30 e o término deve acontecer às 19h. O RN segue o horário de Brasília, assim como os demais estados nordestinos.

No primeiro domingo de aplicação do Enem, 3 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para a realização da prova. Já no segundo domingo, 10 de novembro, serão cinco horas. O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto válido, conforme previsto em edital.

O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O cartão traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento: pelo nome social, específico ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado.