João Câmara: IFRN inaugura Centro de Tecnologia em Energia Eólica

Campus João Câmara do IFRN realiza, nesta sexta-feira, 28, a cerimônia de inauguração do Centro de Tecnologia de Energia Eólica (CT-Eólica), com abertura no auditório do Campus, às 13h. A programação contará com palestras abrangendo as temáticas de tecnologia e energias renováveis, visita às instalações, a partir das 16h, e coquetel de encerramento, às 17h.  

No evento estarão presentes os senadores da república, Jean Prates e Zenaide Maia, a governadora do Estado, Fátima Bezerra e do reitor do IFRN, Wyllys Farkatt. Além deles, participarão da inauguração o diretor-geral do Campus João Câmara, Matheus Avelino, o diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos e os coordenadores, geral e nacional, do Programa Energif/MEC, Marco Juliatto e Alexandro Rocha, respectivamente.

Confira a programação na íntegra AQUI

CT – Energia Eólica

O Centro de Tecnologia de Energia Eólica do Campus João Câmara (JC) desenvolverá pesquisas voltadas às necessidades da indústria eólica e promoverá treinamentos de especialização técnica e pós-graduação, para interessados em atuar na área. De acordo com o diretor-geral do Campus João Câmara, Matheus Avelino, o Centro terá duas linhas definidas de atuação, sendo elas a pesquisa com energia eólica e o oferecimento de cursos de capacitação em diversos níveis (incluindo pós-graduação). “Em função dessas duas linhas de atuação o Centro é fundamental para a região, pois analisará uma das principais fonte de renda local, além de oferecer qualificação para a população, que já atua ou que deseja atuar no setor eólico”, ressalta Matheus. 

Pioneirismo

Campus João Câmara do IFRN foi pioneiro no Brasil a ofertar, desde 2012, o Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis. Avaliado pelo MEC, com o Conceito 5 (nota máxima de excelência), resultado da última avaliação que aconteceu em março de 2019, o curso de energias já é referência na formação de mão de obra qualificada para as diversas empresas do setor energético que atuam no Rio Grande do Norte e em outros estados. O pioneirismo A região de Mato Grande, em que está situado o Campus, recebe a instalação de diversos parques eólicos em função das condições climáticas, em que ventos fortes são uma constante.