IFRN São Paulo do Potengi: Estudantes do curso de Edificações propõem adaptação de passarela

Bruno Soares, egresso do Curso Técnico Integrado em Edificações, apresentou trabalho no IV Conaced

Com intuito de trazer resultados práticos, que possam beneficiar a população de São Paulo do Potengi, os alunos Bruno Soares e Anathan Anjos idealizaram um projeto de adaptação da passarela localizada no bairro Novo Juremal, uma das principais áreas de interligação entre o centro comercial do município e a rodovia RN-120. O trabalho foi apresentado na conclusão do Curso Técnico Integrado em Edificações, orientado pelos professores Petterson Dantas e Edson Martins. 

A iniciativa traz propostas de intervenções e melhorias na segurança, acessibilidade e fluxo de automóveis e pedestres por meio de um projeto arquitetônico, que inclui ainda uma área para apreciação do pôr do sol, tornando o local uma atração turística. De acordo com os alunos, embora a estratégia utilizada no TCC tenha sido um estudo de caso, os resultados do projeto poderão oferecer diversos benefícios para a população local, além de servir como fonte de possíveis atividades que possam vir a somar e aprimorar a região.

Os professores, por sua vez, afirmam estar muito satisfeitos com o trabalho e, principalmente, com os desdobramentos que poderão ser atingidos. “Primeiramente, por se tratar de um caso real, baseado na reflexão de melhoria da nossa realidade. Segundo, porque nesse trabalho eles não só aplicaram o conhecimento adquirido no curso, mas também avançaram para conteúdos novos. E, por fim, conseguiram transformar o trabalho de saída do IFRN no de entrada para um novo ciclo que começa na formação superior”, afirma o professor Petterson. 

Ele explica ainda que o projeto atual da passarela não está de acordo com as Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. “O estudo também constatou que as vias de tráfego de veículos no local não estavam coerentes com as diretrizes do Departamento Nacional de Infraestruturas de Trânsito (DNIT). Portanto, os resultados também apontam para uma melhora do tráfego na área com a aplicação de um ‘binário’ nas vias referenciadas no entorno do Potengi”, acrescenta. 

Resultados

O TCC dos alunos resultou em um convite para apresentar o trabalho no 4º Congresso Nacional de Construções de Edifícios (IV Conaced), realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em João Pessoa. Nesta edição o evento abordou a temática: “Casos Práticos de Soluções em Arquitetura e Engenharia”.

O aluno Bruno Soares não esconde a satisfação da experiência vivenciada no Conaced. “Fico imensamente feliz por ter tido o meu trabalho aprovado pois sei o quanto isso irá agregar na minha vida. Ter a oportunidade de estar perto de grandes referências profissionais, assistir palestras ministradas por eles, conhecer novas tecnologias e materiais na área da construção civil foi uma sensação inexplicável”, afirma. 

Segundo ele, o papel do Instituição e dos professores foi fundamental. “Só tenho a agradecer ao IFRN, ao meu colega e também autor do trabalho, Anathan Anjos, e aos meus orientadores. Sem eles, não teríamos chegado até aqui”, concluiu.

Fonte; IFRN SPP