IFRN: Matheus Tavares é nomeado Diretor-geral Pro tempore do Campus JC

O professor Matheus Augusto Avelino Tavares, Diretor-Geral Pro tempore do Campus João Câmara do IFRN desde agosto de 2017, foi reconduzido ao cargo de Pro tempore nesta quinta-feira (23) através da portaria 666/2020 assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Apesar de ter sido eleito pelos estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no mês de dezembro de 2019, ainda não foi desta vez que o professor foi nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. 

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) dos Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou na eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e na eleição do Prof. Matheus Tavares para Diretor-Geral do Campus João Câmara.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era de que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo, com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por um reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos, obtidos através do voto, para o quadriênio 2020-2024.

 Posse 

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. 

Fonte: IFRN