IFRN: IV SEDOC acontece nos dias 13 e 14 no Campus João Câmara

A primeira edição do SEDOC – Seminário de Docência e Contemporaneidade surgiu como coroamento de um projeto de extensão (Edital 04/2012 – PROEX/IFRN) cujo objetivo foi preparar licenciandos e professores da microrregião do Vale do Assu para o trabalho com temáticas de Educação Inclusiva. Organizada pela Profª Gisele Penatieri e pelo Prof. Avelino A. de Lima Neto, esta primeira edição aconteceu em fevereiro de 2013, no campus Ipanguaçu. A segunda (http://eventos.ifrn.edu.br/sedoc/), organizada pelas professoras Monalisa Porto e Gisele Penatieri, concentrou-se, por sua vez, na discussão sobre a formação docente no IFRN, e aconteceu em maio de 2016, também no campus Ipanguaçu.

O II SEDOC contou com uma programação mais extensa e com uma participação mais numerosa de estudantes do IFRN e de outras IES, bem como de professores da Educação Básica das redes pública e privada. Em 2017, ocorreu o terceiro encontro, no IFRN em Canguaretama.

Com a temática “Espaços de formação como campos de luta e de resistência”, o III SEDOC se tornou internacional através da parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França, e reuniu mais de 400 inscritos, entre professores, alunos, pesquisadores, tanto das licenciaturas do IFRN como de outras instituições públicas e privadas. Na ocasião, o fórum do evento deliberou por sua realização de forma bienal e que sua quarta edição aconteceria no campus João Câmara do IFRN.

O SEDOC consolida-se no calendário de eventos do Rio Grande do Norte e de nossa instituição, aos poucos alcançando maior relevância regional e institucional. Em sua segunda edição internacional, contará novamente com a participação da instituição francesa supracitada, vinculada ao IFRN por acordo de cooperação.

O IV SEDOC promoverá discussões sobre a formação de professores em um contexto de tensões ideológicas, no qual, ao lado dos embates políticos, prevalece nas mídias e mesmo em ambientes universitários e de políticas públicas o senso comum acerca de um importante conceito oriundo das Ciências Humanas e Sociais, a saber, a noção de ideologia. Optando pelo rigor científico e pela seriedade exigida pela formação docente, o SEDOC trará à tona tais discussões, na perspectiva de uma formação que aponte para a capacidade de percepção do funcionamento das ideologias.

Assim, tendemos para uma sociedade verdadeiramente democrática, plural, ética, solidária, justa e crítica. Serão apresentadas pesquisas, palestras e mesas-redondas em que as políticas educacionais, os currículos, as práticas pedagógicas, as tecnologias em ensino, a diversidade, a inclusão e os direitos humanos serão vislumbrados sob a ótica da formação de professores. Mais uma vez, viveremos dois dias de oportunidades formativas no interior do IFRN, caracterizadas pela luta em favor democracia e da liberdade de ensinar, de aprender e de criticar – inclusive a nós mesmos.

Fonte: IFRN/eventos