IFRN: Alunos e Professores do campus João Câmara publicam artigo na Physics Education

“Physics Education é uma revista acadêmica revisada por pares que aborda o ensino de física na escola secundária e os níveis de graduação introdutórios. Seu escopo inclui idéias e orientações para o ensino em sala de aula, demonstrações e experimentos de laboratório, notícias internacionais sobre desenvolvimento educacional, resenhas de livros, equipamentos e produtos multimídia.

A revista é um renomado periódico internacional e possui classificação Qualis CAPES A1

O ARTIGO

Com autoria do professor de Física, Me. Raimundo Nonato de Medeiros Jr, professora, Me. Stella Regina Rodrigues de Medeiros e os discentes Valesca Taciele O. Silva e Willemberg O. Silva do Curso Superior de Licenciatura em Física do Campus João Câmara do IFRN e do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tiveram artigo científico publicado na Physics Education.

Com o título “Using an Arduino microcontroller to build a Planetary Scale for study of weight force”, o artigo foi desenvolvido no contexto do curso de Licenciatura em Física – Campus João Câmara, com suporte do Programa de Educação Tutorial – PET Física Campus João Câmara.

RESUMO

No intuito de contribuir para tornar o Ensino de Física mais lúdico e menos abstrato, idealizou-se o desenvolvimento de um equipamento educacional denominado Balança Planetária. Para sua construção, foi utilizado um microcontrolador Arduino, de modo a auxiliar os professores de Física em sua abordagem da relação existente entre Massa, Força Peso e Força Normal. Nessa perspectiva, este artigo constitui a descrição do processo de construção desse recurso educacional, e a discussão da proposta, promovida por meio de materiais de fácil acesso e software livre, que pode ser replicada pelos docentes em seus cotidianos. A Balança Planetária foi projetada para simular as mudanças de peso e a invariância da massa em qualquer um dos planetas do nosso Sistema Solar, e conta com nove botões para a seleção do planeta desejado, além da função “Reset”. O aparelho é um exemplo de Tecnologia Aplicada ao Ensino de Física e foi construído de modo a possibilitar ao professor o seu desenvolvimento e aplicação em sala de aula, além de atuar como um incentivo à utilização de novos recursos educacionais.

Fonte: IFRN JC