Educação do RN comemora Dia do Estudante com transmissão ao vivo

Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado nesta terça-feira, 11 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) realiza o evento Um Dia na Escola: Saberes, Cultura, Esporte, Lazer e Afeto, encontro virtual cujo objetivo é homenagear os mais de 216 mil estudantes que compõem a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. A comemoração será aberta pela governadora Fátima Bezerra, às 9h15.

Voltado à toda comunidade escolar do estado, o evento será realizado por meio de transmissão ao vivo através do canal oficial da SEEC no YouTube, dividido em duas etapas, uma pela manhã e outra, à tarde.

A programação do evento ainda inclui uma série de atividades ligadas ao ensino, cultura, esporte e lazer, com o objetivo de possibilitar ao público vivências e momentos semelhantes aos que ocorrem em sala de aula.

Para o secretário de Educação, o professor Getúlio Marques a iniciativa deve inaugurar uma cultura de transmissões ao vivo voltadas para toda a comunidade escolar. “Estamos utilizando todas as ferramentas que tornem possível a interação de alunos, professores e gestores escolares. Esse é um caminho que acreditamos ser de bons frutos, que deverá acontecer com regularidade”, aponta o titular que também estará participando de todo o evento.

Programação

No percurso da manhã o evento será permeado por momentos culturais e esportivos como, por exemplo, as apresentações “Voz, Violão e Cavaquinho”, “Batalha de Rap”, a exibição do projeto “Conexão Felipe Camarão”, além do “Momento de Yoga”, e o espaço voltado para “Música – Educação Especial” finalizando a programação matutina.

No período da tarde, será realizado o lançamento do Fórum Estadual de Estudantes, a ser conduzido pela Subsecretaria de Juventude do RN, bem como do aplicativo EducaRN em Ação, desenvolvido pela SEEC. O app conta de conteúdos destinados à preparação dos estudantes para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), videoaulas e notícias. Não é necessário login para acessar o app, que também pode ser utilizado por estudantes da rede privada e municipal. Além disso, a ferramenta ainda dispõe de uma função que permite ao usuário baixar conteúdos da plataforma que podem ser usados off-line.

Na sequência, o evento contará com a palestra que dá nome ao evento, Um Dia na Escola: Saberes, Cultura, Esporte, Lazer e Afeto, ministrada por alunos e professores da rede estadual de ensino.

Além da SEEC, a iniciativa também conta com a colaboração da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e da Fundação José Augusto.