Diretoria do Instituto de Desenvolvimento da Educação sugere medidas para construção de plano de retorno das atividades presenciais no Estado

Professora Cláudia Santa Rosa

A Diretora Executiva do Ide, Instituto de Desenvolvimento da Educação, a Professora Cláudia Santa Rosa, declarou, através da sua assessoria, que existem muitos pontos em debate que precisam ser levados em consideração para o retorno das atividades presenciais das escolas do Rio Grande do Norte. 

Segundo Santa Rosa, as instituições da rede pública precisam ser ágeis, especialmente pela conhecida burocracia para viabilizar as iniciativas. A professora destacou que as escolas precisam estar preparadas de tal forma que os riscos de contaminação sejam minimizados e o projeto pedagógico atenue o atraso nas aprendizagens dos estudantes, especialmente os que ficaram meses sem nenhuma orientação de estudos de forma remota.

A Professora Cláudia Santa Rosa também enfatizou que não são todas as redes de ensino que, neste momento, aumentaram despesas para garantir ensino remoto – on line – , oferta de alimentação em casa ou outro tipo de investimento relevante com a educação, em consequência da pandemia. 

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (ide), as medidas serão encaminhadas para a Secretaria Estadual de Educação, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -, Ministério Público,  Comissões de educação da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Natal e também para o Conselho Estadual de Educação.

As aulas nas redes pública e privada no Rio Grande do Norte foram suspensas até o dia 06 de julho seguindo as recomendações do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública.

Do blog Antenado