Barcelona/RN: De chapéu de couro no lugar do capelo, estudante homenageia povo nordestino em seu discurso de formatura

Ao ter seu nome convocado para proferir o discurso de orador, o estudante Antônio Patric de Araújo levantou, seguiu até onde estava sua família na plateia, aonde retirou o capelo (chapéu usado pelos formandos na cerimônia de colação de grau) e pediu que sua avó agricultora colocasse no lugar um chapéu de couro, assim homenageando tanto suas origens quanto a luta do povo nordestino.

O ato foi seguido por um discurso que encantou e emocionou muitos dos presentes, em que Antônio discorreu sobre a sua trajetória e a dos seus “companheiros de voo”, como denominou seus colegas formandos. Em suas palavras o estudante prestou honras a importantes nomes de sua região, como o poeta Fabião das Queimadas e o “Profeta das Águas” Monsenhor Expedito.

A ocasião não poderia ser mais significativa, é a primeira vez que o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus São Paulo do Potengi forma técnicos em meio ambiente da região. Em seu discurso Antônio também enfatizou a importância da instituição para a região “Nós somos a prova viva de que uma educação de qualidade e gratuita para todos pode revolucionar toda uma sociedade”.

Blog do Chaguinha