Após cinco meses, universidades pernambucanas reiniciam aulas a partir desta segunda

Túlio Santos não sabe quando vai concluir o curso de odontologia na UFPE. (Foto: Peu Ricardo/DP)

Com os calendários acadêmicos suspensos desde março, as universidades públicas de Pernambuco começam a retomar as atividades nos cursos de graduação a partir desta segunda-feira (17). A paralisação das atividades presenciais esteve, nos últimos cinco meses, acompanhada de desafios; necessidade de reinvenção e mudança de planos para estudantes, especialmente para os que estavam na reta final do curso.

A angústia de não saber quando vai concluir o curso de odontologia tem acompanhado Túlio Santos, 24 anos, que está no nono período da graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste mês de agosto, ele estaria iniciando o último semestre do curso e se formaria no fim do ano. Com a suspensão das aulas, ainda estão faltando dois períodos. Em 2021, aconteceria a sonhada festa de formatura.

“A gente faz todo um planejamento, principalmente no último ano do curso, vislumbrando uma pós, residência, mestrado, mas a pandemia embaralhou tudo o que idealizamos. Apesar de entendermos a necessidade do isolamento e da suspensão das atividades, este período trouxe uma angústia”, diz o universitário. 

As aulas práticas, que são reforçadas nos últimos semestres dos cursos, não estão acontecendo e só devem ser retomadas no próximo ano. Túlio, que está matriculado para o semestre suplementar 2020.3 da UFPE, espera, com a retomada do ensino remoto, conseguir adiantar algumas das disciplinas necessárias para a conclusão do curso. “Minhas perspectivas, como concluinte, são fazer as disciplinas nesse formato, ser cauteloso e me adaptar a essa nova realidade para prosseguir com a formação profissional da melhor forma possível”, afirma.

Diário de Pernambuco