Trabalhadores da Saúde realizam protesto em frente ao Giselda Trigueiro

Os servidores da saúde fizeram um ato simbólico na manhã desta sexta-feira (22), em frente ao Hospital Giselda Trigueiro, referência no atendimento de pacientes com Covid-19. Eles denunciaram as más condições de trabalho, a falta de EPIs e a necessidade da adoção do lockdown no estado.

Os funcionários do Hospital relataram em suas falas as condições precárias sob as quais trabalham e muitos se emocionaram. “Nós somos seres humanos! Também adoecemos1”, exclamou uma servidora.

“Não trabalhem sem EPIs adequados. A racionalização desses equipamentos não pode cair sobre nós. Já carregamos a saúde nas costas há anos. Denunciem!”, orientou a diretora do Sindsaúde, Telma Ribeiro. Ela denunciou a falta de leitos públicos no estado e reforçou a necessidade das trabalhadoras e trabalhadores da saúde se organizarem e lutarem por seus direitos.

Eles reivindicaram também respostas do governo Fátima Bezerra (PT) e pediram uma audiência com a governadora.

O Sindsaúde entrou com uma ação civil pública na terça-feira (12), solicitando que a justiça entre com uma liminar para que o governo do RN e a Prefeitura de Natal decretem o lockdown por, no mínimo, 15 dias. Mas o juiz Alberto Dantas arquivou o processo, declarando ilegitimidade do sindicato.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Sesap, o estado registra 4.060 casos confirmados da doença e 178 óbitos. Mesmos assim, o governo estadual não adota medidas concretas de enfrentamento à crise sanitária.

Fonte: Sindsaude