SINDSAÚDE RN | Governadora Fátima coloca em risco a vida dos trabalhadores da saúde ao recorrer no TJ a ação do afastamento do grupo de risco

O Sindsaúde RN entrou com um processo judicial no dia 20 março pleiteando que o Governo Fátima Bezerra (PT) afastasse os trabalhadores da saúde da assistência do grupo de risco. A juíza de primeira instância deu liminar favorável ao sindicato, mas o Governo do Estado e a secretaria de Saúde (Sesap) vinham descumprindo a ordem. A mesma juíza deu outra decisão reiterando o afastamento para trabalho remoto, determinando ainda uma multa pessoal para o Secretário Cipriano Maia.

Agora, fomos surpreendidos nas redes sociais com a divulgação de que a liminar foi caçada. Isso mesmo. O governo Fátima recorreu da ação que garantia o afastamento/trabalho remoto aos servidores da saúde do grupo de risco e o TJ acatou o recurso e suspendeu a liminar.

Fátima vem se mostrando para que veio e se revelando igual aos governos anteriores. Um governo que se diz democrático, mas de democrático não tem nada! A governadora questionou várias medidas do governo Bolsonaro em relação as ações contra a pandemia do Coronavírus- com razão-, mas agora tenta obrigar os servidores do grupo de risco a trabalharem, justamente em um momento em que estão vulneráveis à contaminação.

No mundo está comprovado que os profissionais de saúde são bastante afetados pelo coronavírus. Não somente porque estão expostos em meios hospitalares, mas por estarem desprotegidos e sem equipamentos adequados. Não precisamos ir tão longe, basta pegar o recente número divulgado pela própria Sesap. Os trabalhadores da saúde são 37% dos casos notificados no RN. Cerca de 1/3 dos casos confirmados.

Aqui no Rio Grande do Norte, os trabalhadores da saúde trabalham expostos a agentes nocivos e muitos nem sequer recebem o adicional de insalubridade, faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos profissionais. Em alguns hospitais faltam até produtos para a higienização, como álcool e sabão para lavar as mãos. Sem falar dos salários atrasados e a precarização na saúde pública.

O que a governadora Fátima está fazendo é brincar com a vida dos trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Na prática, é dizer a esses servidores que suas vidas não importam e que a obrigação é cuidar das pessoas, mesmo colocando em risco a própria vida. Afinal, de que lado vocês está Fátima? Mais uma vez vamos reforçar aqui. Caso algo aconteça a esses trabalhadores, a responsabilidade será sua, governadora.

Informamos que o Sindsaúde, responsável pela ação, ainda não foi notificado, mas desde já afirmamos que vamos recorrer assim que formos notificados. Orientamos que aguardem afastados de suas atividades. Ao sermos notificarmos iremos dar novas orientações.

Sindsaúde