Shoppings de Porto Alegre registram fraco movimento no primeiro sábado após reabertura

Apesar do fraco movimento, filas se formaram nas entradas devido a medição da temperatura de todos que entram nos shoppings | Foto: Mauro Schaefer

Na manhã deste sábado, o movimento fraco nos shoppings contrastava com o período anterior à chegada do novo coronavírus ao Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, os poucos clientes, os lojistas, os funcionários e os seguranças usavam máscaras e protetores faciais, como exige decreto da prefeitura de Porto Alegre que libera a reabertura dos estabelecimentos.

O secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19 da Capital, Bruno Miragem, avaliou o retorno do funcionamento – cujo início se deu a partir de sexta-feira na cidade – como positivo.

“Nossa impressão é de que as regras foram atendidas. Inclusive os próprios shoppings adotaram protocolos adicionais, como a questão do controle da temperatura”, observou à reportagem do Correio do Povo. “Não se esperava um grande movimento até por que as pessoas estão atendendo nosso chamamento de prudência para sair de casa e procurar o comércio somente em caso de necessidade”, acrescentou.

Ele espera, inclusive, que a ida a esses locais ocorra sem “aquela ideia anterior à pandemia de passear ou se divertir”. Miragem constatou também que a maioria dos porto-alegrenses está tendo “um comportamento responsável para continuar contribuindo para o não agravamento das consequências da pandemia”.

Correio do Povo