RN tem 994 óbitos por Covid-19

ORio Grande do Norte tem 994 mortos pela Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), atualizados nesta segunda-feira (29). Há outros 161 óbitos em investigação. Ainda segundo a Sesap, são 28.970 casos confirmados de Covid-19, 42.230 casos suspeitos e 46.470 descartados.

Os dados apontam também que a ocupação dos leitos críticos do SUS no estado está em 90%. Em todo o RN (leitos públicos e privados), há 731 pessoas internadas, das quais 378 estão em leitos críticos.

A fila por regulação contabiliza 37 pessoas à espera de leitos críticos. Apesar dos números, a Sesap avalia que a situação no RN apresenta melhora. “Começamos a semana menos dramática, porém, ainda não é o momento de diminuir o isolamento”, disse o secretário-adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli durante a coletiva de imprensa desta segunda.

Segundo Ricardo Valentim, do Comitê Científico do RN, a taxa de transmissibilidade da Covid-19 vem reduzindo de maneira gradual no estado. “Esse dado (de redução) vem se consolidando há mais de 15 dias. Durante 6 dias também há redução das solicitações por internação em UPAs. Outra mudança é a de perfil. A maioria das pessoas que busca atendimento é formada por pacientes que precisam de leitos clínicos, os mais fáceis de se conseguir”, afirmou.

Também durante a coletiva de imprensa, o secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier disse que, ainda nesta segunda, o Governo do Estado deve publicar uma portaria com alterações das regras de reotmada da atividade econômica, prevista para a próxima quarta-feira (1º). O objtivo, de acordo com ele, é tornar essas regras mais seguras.

“O Governo segue atento. Os dados indicam um início de menos pressão. Hoje à tarde, a governadora vai se reunir com o setor produtivo e à noite com os chefes de todos os poderes. Após isso, serão tomadas decisões em relação à retomada”, explicou.

Agora RN