Produção aumenta e ociosidade na indústria diminui, informa CNI

A produção da indústria brasileira aumentou em maio. O indicador de evolução da produção subiu para 50,9 pontos no mês passado. O nível de utilização da capacidade instalada cresceu 1 ponto percentual em relação a abril e ficou em 67%, percentual maior que o registrado no mesmo mês dos quatro anos anteriores.

No entanto, o número de empregados no setor caiu 0,3 ponto frente a abril e ficou em 48,5 pontos, indicando queda do emprego na comparação com abril, informa a Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira (24), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos indicam aumento da produção e do emprego.

Além disso, Azevedo destaca que a indústria continua acumulando estoques. O índice de evolução do nível de estoques efetivo em relação ao planejado vem crescendo desde fevereiro e alcançou 51,6 pontos em maio, o maior valor desde outubro de 2015, exceto o registrado em maio de 2018, quando os estoques aumentaram por causa da greve dos caminhoneiros.

O indicador também varia de zero a cem pontos. Quando está acima dos 50 pontos, mostra que a indústria está acumulando estoques indesejados.  “É necessário que as empresas consigam ajustar seus estoques para termos um aumento mais forte da produção”, acrescenta. 

Fonte: Agência CNI