Primeiro dia de ‘drive thru’ de testes rápidos do coronavírus tem fila quilométrica em Natal

Há muita procura pelos testes rápidos de coronavírus no “drive thru” da Arena das Dunas em Natal — Foto: Kleber

Uma quilométrica fila de carros se formou nos arredores da Arena das Dunas nesta terça-feira (16), primeiro dia do “drive thru” para a realização de testes rápidos do novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura de Natal, os exames, que são gratuitos, vão ser realizados com os pacientes dentro dos veículos, e o foco é em principalmente em idosos, além de pessoas com comorbidades e sintomáticos.

Por causa do trânsito na região, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) interditou os túneis da Avenida Prudente de Morais com a Lima e Sival, da Avenida Capitão-Mor Gouveia e da Avenida Romualdo Galvão.

Ao todo, de acordo com o Executivo, foram adquiridos 20 mil testes. Os exames serão feitos das 8h às 17h e levam cerca de 20 minutos para ficarem prontos. A expectativa é de aplicar cerca de 900 testes por dia.

A entrada para a realização dos testes rápidos é pelo portão P1 da Arena. Os exames estão sendo aplicados preferencialmente para pessoas com idades acima de 60 anos, que são sintomáticas da Covid-19. Será cobrado comprovante de residência na cidade, que pode pertencer até a um parente de primeiro grau.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os kits para os exames foram comprados pela própria Prefeitura de Natal. Parte desses 25 mil testes serão distribuídos também para as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Natal que estão com horários estendidos, de acordo com o prefeito Álvaro Dias. Além disso, 2 mil deles vão ser para testagem de servidores, como guardas municipais e garis.

O prefeito Álvaro Dias falou ainda que o atendimento por ‘drive thru’ será ampliado a partir da próxima semana. No dia 23, ele passará a ser feito também no entorno do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte.

G1 RN