Prefeitura de Galinhos instala túnel de desinfecção como medida de prevenção do Covid-19

Foto: blog Cidade do sal

Na cidade de Galinhos o prefeito Francinaldo Cruz, fez a aquisição de um túnel de desinfecção como parte das ações de prevenção e combate ao coronavírus. A aquisição do túnel foi possível através de verba federal destinada ao município para o combate ao Covid-19.

A ideia é bem intencionada porém pode está passando uma falsa sensação de segurança  ao cidadão. Entre especialistas o debate é grande sobre a eficácia da medida na contenção do novo coronavírus.

Por outro lado, a nota técnica 38/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), divulgada no dia 7 de maio, afirma que “o órgão não encontrou evidências científicas, até o momento, de que o uso dessas estruturas seja eficaz no combate ao novo coronavírus.

”Mais do que isso, o uso dessas estruturas (câmaras, cabines ou túneis) pode produzir importantes efeitos adversos à saúde, já que os produtos químicos supostamente utilizados nesses procedimentos, com exceção do ozônio, foram aprovados pela Anvisa para desinfecção exclusiva de superfícies, não de seres humanos”.