Pequenas empresas seguram saldo positivo de emprego no RN

O segmento das micro e pequenas empresas sinaliza a tendência de retomada do emprego no Rio Grande do Norte. Na contramão das médias e grandes empresas, os pequenos negócios contribuíram para que o estado encerrasse o ano com um saldo positivo de 4.236 vagas de emprego formal – aqueles com registro na carteira.

O saldo é a relação entre a quantidade de pessoas contratadas menos as que foram demitidas. No mês de dezembro, o saldo ficou negativo em 1.039 postos de trabalho. Os números fazem parte de um relatório feito pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a situação do emprego no Brasil.

Análise confirma que o segmento das micro e pequenas empresas tem sido relevante para a retomada do ritmo de novas contratações no estado. Segundo o estudo, entre janeiro e dezembro do ano passado, os pequenos negócios tiveram um saldo positivo de 2.408 vagas. Já as corporações de médio e grande portes demitiram mas que contrataram em todos os meses de 2017. E, por isso, chegaram ao fim do ano com uma baixa de 90.589 vagas.

De acordo com o levantamento, em dezembro, as empresas de todos os portes, inclusive as da administração pública, tiveram uma defasagem de 2.851 postos de trabalho.