“O RN é autossuficiente em energia renovável”, diz Jean-Paul Prates

Diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Jean-Paul Prates conversa, no Conexão Potiguar, com o jornalista José Pinto Júnior, acerca da disponibilidade de energias no Rio Grande do Norte, enfatizando que “saímos praticamente do zero em 2007 e já exportamos atualmente”.

A respeito da situação energética do estado, Prates afirma: “O RN atingiu, em 2010, a condição de autossuficiência em energias. Em 2012, quando começou a construção dos novos parques, vindos de leilões federais, alcançamos a autossuficiência em energias renováveis. Além disso, em 2012, também passamos a ter certa capacidade de abastecer o estado apenas com energia eólica. Mais recentemente, passamos a exportar dois terços da energia que geramos. Saímos praticamente do zero em 2007 e já exportamos atualmente. Gostaríamos que o consumo de energias de qualidade. É uma meta que vamos continuar perseguindo”.

“Nosso objetivo não é ter um balanço comercial favorável, pois não se trata de compra e venda. Nosso objetivo é o conforto energético para atrair empresas e investimentos, além de promover maior energização em tudo que temos, como na climatização, na iluminação, etc. tendo maior disponibilidade de energia, é possível ter maior disponibilidade como cidadão. Essa é a meta da segurança energética e da abundância de fontes de energia”, finaliza.

Potiguar Notícias