Na contramão da crise, empresas de tecnologia mantêm contratações durante pandemia

O mercado de trabalho foi diretamente atingido pela chegada da pandemia da Covid-19. Com o cenário instável, empresas e colaboradores assumiram posições de cautela na hora de tomar decisões. De acordo com a pesquisa “Gestão de Pessoas no Cenário da Pandemia de Covid-19”, feita pelo Instituto Locomotiva, com o apoio da Acesso Digital e do Grupo Cia de Talentos, 96% dos entrevistados declararam que os funcionários da empresa em que trabalham estariam com alguma preocupação sobre perder o emprego. 

Além do medo de demissões, a pesquisa também revela que 89% dos colaboradores do setor de RH esperavam um impacto nas contratações das companhias durante a pandemia. De acordo com a responsável pelo processo de recrutamento e seleção do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Cristiane Ferreira, algumas mudanças foram identificadas pelo setor. “Muitas empresas que são referências em recrutamento e seleção relatam mudanças na conduta dos interessados em vagas. As pessoas em geral estão mais atentas aos riscos de uma troca de emprego, além de considerar mais os benefícios oferecidos pela instituição”, explica. 

Apesar das perspectivas negativas das pesquisas, o Instituto das Cidades Inteligentes é uma das empresas que manteve sua rotina de contratações com adaptações para o momento atual. “Antes, realizávamos as entrevistas presencialmente, agora elas são exclusivamente remotas. Os testes que antes aconteciam na sede do ICI, agora também são aplicados de forma virtual”, ressalta Cristiane. 

Desde o início da recomendação de isolamento social, em meados de março, o ICI realizou 37 novas admissões de funcionários. No momento, há vagas abertas para analista de produto, analista desenvolvedor Java, assistente administrativo PcD, analista desenvolvedor Delphi, analista desenvolvedor .Net C# e especialista em inovação. Todos os detalhes das oportunidades podem ser conferidos em carreiras.ici.curitiba.org.br.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.