Movimento do Comércio avança 1,4% em agosto, diz Boa Vista

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 1,4% em agosto deste ano na comparação com julho, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. A alta se deu após a queda de 0,7% em julho – sendo o segundo avanço mensal do ano. Na comparação com agosto de 2018, houve crescimento de 1,2%, enquanto, no acumulado em 12 meses, o indicador registrou ligeira aceleração e subiu 1,3%. 

As concessões de crédito com recursos livres aos consumidores vêm se acelerando, o que parece estar por trás do crescimento do movimento do comércio em agosto.

O mercado de trabalho, contudo, segue bastante fragilizado, com o desemprego caindo basicamente por causa da expansão da informalidade e do trabalho por conta própria. Com isto, a renda cresce pouco, o que tem resultado em aumento do endividamento e do comprometimento da renda.

Por outro lado, a liberação dos recursos do FGTS deve representar um alívio para os consumidores e um fôlego adicional para o varejo, que já dá indícios de que deve ter um segundo semestre com desempenho superior ao observado no primeiro. 

Setores
Na análise mensal, nota-se crescimento em todos os segmentos analisados. O segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 1,9%, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, o acumulado em 12 meses voltou para o terreno positivo (+0,3%).

A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou crescimento de 1,3% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 1,1%.

Já a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 1,1% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados em 12 meses houve alta de 3,6%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou crescimento de 0,4% em agosto considerando dados dessazonalizados, enquanto, na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 0,8%.